sábado, 5 de março de 2011

A ética punk do (faça voce mesmo)


Muitas bandas anarcopunk enfatizam uma ética "faça você mesmo" (do it yourself ou DIY em inglês). Um slogan popular do movimento é "DIY not EMI", que em inglês representa uma rejeição a uma grande gravadora (a EMI, no caso). Inicialmente, muitas bandas anarcopunk eram divulgadas na série de LPs Bullshit Detector, lançada pela Crass Records e Resistence Productions entre 1980 e 1994.

Alguns artistas anarcopunk faziam parte da cultura DIY. Desta maneira, a rota tradicional gravação-distribuição era ignorada, já que as gravações eram feitas para quem enviasse uma fita em branco e um envelope endereçado a si mesmo. Com o surgimento da internet, o formato mp3 tem sido amplamente utilizado com esse objetivo.

A cultura DIY no anarcopunk, tambem pode ser exemplificada através de sua mídia impressa, uma rede de fanzines que dissemina notícias, ideias e arte da cena. Todos esses fanzines são DIY, produzindo, no máximo, centenas de unidades, apesar de haver exceções como o Toxic Grafity (sic). Os zines são impressos em fotocopiadoras ou máquinas duplicadoras, e distribuídas à mão em shows punk e por correio. Atualmente a distribuição de alguns zines é feita no formato e-zine.

2 comentários:

  1. o Fiko fera mano agra nois tem que coloka o movimento anarko punk aki de dourados sei lá agnt fala com os cara ai mano e coloka no blog também

    ResponderExcluir